Alimentos Funcionais – parte 2

 

Continuaremos a falar sobre alimentos funcionais e seus benefícios. Para ler a parte 1, acesse Alimentos Funcionais – parte 1.

6- LICOPENO

Possui ação antioxidante; reduz níveis de colesterol, logo contribui para diminuir as terríveis complicações do elevado nível do mesmo, como infarto do coração, derrames e tromboses dos membros com amputação.

Estudos demonstraram que substâncias alimentares que apresentam níveis elevados de Licopeno podem reduzir o risco de certos tipos de câncer, como de próstata. No Brasil e no mundo os cânceres de próstata contribuem com 30% de todos os cânceres que podem acometer o sexo masculino.

Onde encontrar: Tomate e derivados, goiaba vermelha, pimentão vermelho, melancia.

7- LUTEÍNA E ZEAXANTINA

São antioxidantes; protegem contra degeneração macular (que ocorre em parte da retina e leva à perda progressiva da visão central). Ter uma visão saudável, livre de problemas, requer cuidados com os seus olhos. Além da higiene matinal, a diária – aqui as lágrimas (4 ml por dia) e o piscar (2 mil vezes por dia) fazem bem.

Onde encontrar: Folhas verdes (luteína). Pequi e milho (zeaxantina).

8- INDÓIS E ISOTIACIANATOS

Indutores de enzimas protetoras contra o câncer. Os estudos demonstram que muitos fatores do dia a dia podem produzir substâncias que propiciaram um número elevado de doenças malignas, como câncer. Uma das principais causas de morte de mulheres no mundo são os cânceres de mama, que correspondem a 30% de todos os canceres que podem acometer as mulheres.

Onde encontrar: Couve flor, repolho, brócolis, couve de Bruxelas, rabanete, mostarda.

9- FLAVONÓIDES

Atividade anticâncer. (Você reparou que todos estes alimentos funcionais possuem a capacidade de evitarem o câncer?)

Os alimentos ricos em flavonoides possuem ação vasodilatadora, que é importante, pois 25% das pessoas, no Brasil e no mundo, são portadores de pressão alta. E 10% possuem diabetes, com os vasos sanguíneos quase que “fechados”.

Mas ainda possuem uma ação anti-inflamatória, o que vai diminuir suas dores, e uma ação antioxidante, que irá melhorar o sangue tirando as impurezas, “as ferrugens dos vasos”.

Onde encontrar: Soja, frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja.

10- PREBIÓTICOS- FRUTO-OLIGOSSACARÍDEOS, INULINA

Ativam a microflora intestinal, favorecendo o bom funcionamento do intestino – o que é de importância em uma sociedade que se acostumou aos enlatados, aos pré-cozidos ou prontos, muitas vezes sem nenhuma substância que poderia ajudar a flora intestinal.

Onde encontrar: Extraídos de vegetais como raiz de chicória e batata yacon.

11- SULFETOS ALILICOS (ALILSUFETOS)

Reduzem colesterol e pressão sanguínea. Além disso, melhoram o sistema imunológico e reduzem risco de câncer gástrico (terceiro câncer mais comum entre homens).

Onde encontrar: Alho e cebola.

12- LIGNANAS

Inibição de tumores hormônio-dependentes. Aqui temos cânceres de mama, da tireoide e da próstata, click here que aumentam de tamanho e agressão de acordo com os níveis de hormônio que deles dependem.

Onde encontrar: Linhaça, noz moscada.

13- TANINO

Para que servem?

Ação antioxidante, antisséptica e vasoconstritora. São três situações que nosso organismo mais sofre, e dos idosos, então! Pois já estão “cansando de funcionarem” A maçã é a fonte mais famosa. Limpa nossos corpos das impurezas dos micróbios que produziram pneumonia, amigdalite, otite, sinusite.

Onde encontrar: Maçã, sorgo, manjericão, manjerona, sálvia, caju, uva, caju, soja.

14  – ESTANÓIS E ESTERÓIS VEGETAIS

Reduzem risco de doenças cardiovasculares – a grande causa de mortes no mundo. Apesar do Brasil ser um dos maiores produtores e exportadores de soja do mundo, e sofrer intenso bombardeio de grandes indústrias, a soja constitui sabidamente um papel neste trágico problema mundial de mortes.

Onde encontrar: Extraídos de óleos vegetais como soja e de madeiras.

15- PROBIÓTICOS- BIFIDOBACTÉRIAS E LACTOBACILOS

Favorecem as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de constipação e câncer de cólon. Quem nunca ouviu falar na Yakult? Se imaginarmos quando ingerimos nossa alimentação, um pão, uma fruta, arroz, feijão, a carne, e o produto final sendo transformados em fezes, é óbvio que sabemos da ação das bactérias intestinais. Infelizmente, a industrialização, a facilidade dos alimentos pré-fabricados, nos deixaram sem muita ação. Precisamos complementar.

Onde encontrar: Leites fermentados, Iogurtes e outros produtos lácteos fermentados.

16- FIBRAS SOLUVEIS E INSOLUVEIS

Reduzem o risco de câncer de cólon.

Novamente alimentos que melhoram o funcionamento intestinal. Uma alimentação rica em fibras solúveis e insolúveis é fundamental para o perfeito funcionamento intestinal, evitando as constipações, “intestinos presos”, “intestinos preguiçosos”, síndrome do cólon irritável. Os alimentos que possuem fibras solúveis podem ajudar no controle da glicemia e reduzindo o nível do açúcar do sangue.

Um dos grandes males hoje em dia são o sobrepeso e a obesidade. A obesidade não é apenas uma aparência da pessoa, mas classificada como doença. E as fibras estão diretamente relacionadas no tratamento da obesidade, pois dão maior saciedade.

Onde encontrar: Cereais integrais como aveia, centeio, cevada, farelo de trigo, leguminosas como soja, feijão, ervilha, etc.; hortaliças com talos e frutas com casca.

—–

O grande problema é que, para modificarmos nossa alimentação, especialmente quando adultos ou velhos, a dificuldade é maior.

Deixar de comer alimentos pré-fabricados e disponíveis em quaisquer supermercados será uma tarefa árdua e difícil.

Perceber que os alimentos funcionais foram exaustivamente estudados por engenheiros químicos, por nutricionistas, por médicos e profissionais, demonstrando quais são os componentes que apresentam, e a indicação de maior ou menor em necessidade da saúde deve ser o principal diferencial.

O programa Cuidar dos Pais em Casa vem ajudando ao papai, a mamãe, ao titio, a titia, seu vovô, sua vovó, seu sogro, sua sogra, e também a você e seus filhos, a começarem a usarem alimentos funcionais?

Saúde!